fbpx
 

Como É Produzido Um Vídeo Profissional?

Como É Produzido Um Vídeo Profissional?

Como É Produzido Um Vídeo Profissional?

Como É Produzido Um Vídeo Profissional? Em uma época onde as redes sociais proporcionam a disseminação de conteúdos de vídeo, que em sua grade maioria são vídeos amadores?

Neste post, quero apresentar um caso, uma experiência na produção de conteúdo internacional, que pode te dar uma direção para criar seu conteúdo audiovisual com profissionalismo.

Produzindo conteúdos para clientes de outros países

A empresa Peruana GoDaxen, visando a ampliação dos seus negócios, optou pela produção de conteúdos focando em cursos de capacitação para seus associados e clientes.

A produtora Marthus, experiente no mercado audiovisual com atuação na cidade de São Paulo – Brasil, disponibilizou seu profissionais para que este projeto e material esteja disponível para toda América Latina.

Neste artigo encontrara as respostas e saberá como é produzido um vídeo profissional.

Aqui contamos nossa experiência na produção deste conteúdo, desde a preparação do ambiente, até a finalização do projeto.

A sala de gravações

Outro cuidado para saber como é produzido um vídeo profissional. Precisa saber escolher o local onde seria captado o projeto audiovisual foi adaptado para obtermos um som mais equalizado, pois em locais com paredes de alvenaria o som torna-se mais reflexivo, provocando reverberação e ecos, impedindo que o som seja gravado com nitidez, mesmo usando microfones específicos.

Soluções com matérias isolantes e atenuadores acústicos foram usados em todas as paredes do ambiente e piso.

O cenário

A fundo do cenário foi criado com um banner de lona, onde foi impresso imagens que alusões ao perfil do negocio, com a logomarca adicionada estrategicamente, pensando no enquadramento, e visão dos palestrantes e edição posterior de vídeo.

Iluminação

Como é produzido um vídeo profissional com uma boa iluminação.

Soluções de iluminação cênica e fotográfica foram usadas, como por exemplo: Para a parte frontal, foram usadas um par de soft box, uma de cada lado, priorizando o apresentador, para evitarmos sombras em todas as partes que seriam o motivo da gravação. Para a parte cênica, foram usados dois Fresneis com lâmpadas que ajudarem a solucionar a potencialidade de coloração para vídeo, assim as cores da logo conversariam melhor com as cores do site onde seriam vinculados os conteúdos. Sentimos que o atingimos o objetivos na post produção.

A captação de vídeo

Usamos duas câmeras DSLR, com lentes variadas, pois dependendo do movimento do apresentador poderíamos focar no assunto específico. Uma delas estava em plano medio, com ênfase no canto, pois seria necessário eventualmente adicionar alguns gráficos no outro. Os planos mais usados foram o plano médio, focado no apresentador, primeiro plano, para enfatizar alguns assuntos mais relevantes, e em alguns casos o plano detalhe, para destacar alguns dizeres ou objetos essenciais.

Usamos uma HandyCam apenas como forma de backup, para evitarmos a perca de qualquer segundo de imagem que pode eventualmente acontecer. Pela experiência na produção de conteúdos, nos antecipamos a possíveis problemas e evitamos que elas aconteçam sempre tendo um dispositivo a mais fazendo a captação geral do conteúdo.

A captação de áudio

Usamos um sistema de gravação multicanal, com microfone lapela sem fio, além de evitarmos a captação do ambiente, foi priorizado apenas a fala do apresentador. O microfone é do tipo cardiodi com figura de captação direcional.

Pós produção e finalização

A ilha de edição de vídeo usada foi o Premiere. Aqui fizemos os cortes e eventuais correção de cores, foram sincronizadas todas as imagens aos áudios previamente equalizados e masterizados em sistema multicanal ProTools; neste programa, corrigimos a frequências, atenuamos os picos e simulamos ambiente para que o áudio fique mais encorpado. No processo de pós produção, são necessário adição de caracteres e manipulação de imagens, e uma revisão final antes de procedermos na renderização do arquivo.

A qualidade final do arquivo é importante, pois embora seja um conteúdo que será disponibilizado por internet, pode ser visualizado em um aparelho de televisão com resolução 4k. O que se vê por ai é que são conteúdos de vídeo que no smartphone apresentam uma resolução muito boa, porém em uma TV fica uma imagem muito pixelada (granulada), isto descaracteriza a qualidade com a qual foi gravada. É uma dica para não errarmos no final.

Neste caso, os vídeos foram renderizados em 1080p, pois entendemos que o material será visto também em televisores, e em salas de treinamento corporativo.

Conclusão

Os anos de experiência no mercado de produção audiovisual tem nos permitido um amadurecimento na área, não somente técnica, mas, entender o propósito do conteúdo, pois depende do propósito, é planejado com antecedência os recursos a serem usados. A mesma estrutura não serve para outro projeto, por mais que este seja parecido, pois os fatores são diversos, em questão de local, horário de gravações, proposito do projeto, etc. Tenha em conta todos estes itens antes de gravar. No caso de existirem dúvidas, não deixe de nos contatar para trazermos uma orientação adequada. Conte com a melhor produtora de conteúdo audiovisual do Brasil e America Latina, e com os nossos profissionais

Solicite hoje mesmo o orçamento do seu projeto audiovisual, sem compromisso!

Produzimos Seu Comercial

Produzimos seu projeto audiovisual vídeo para veiculação em TV ou internet. Primeiro, entendemos sua ideia e o propósito do seu conteúdo para sermos mais assertivos na transmissão da mensagem. É importante atingir o publico alvo a quem será destinado o conteúdo, se é para um cliente ideal, colaboradores (caso seja treinamento), para veiculação na internet ou tv, etc. Para depois começarmos com o retiro específico para cada take a ser gravado.

Vídeo Catálogo & Produtos

Produzimos seu projeto audiovisual vídeo para veiculação em TV ou internet. Primeiro, entendemos sua ideia e o propósito do seu conteúdo para sermos mais assertivos na transmissão da mensagem. É importante atingir o publico alvo a quem será destinado o conteúdo, se é para um cliente ideal, colaboradores (caso seja treinamento), para veiculação na internet ou tv, etc. Para depois começarmos com o retiro específico para cada take a ser gravado.

Vídeo Para Internet

Em um mundo globalizado, utilize as ferramentas de internet para que o mundo inteiro saiba sobre você, teu produto ou serviço. Hoje a forma de mostrar teu conteúdo ficou mais democrático, pois não requer de muito investimento. As ferramentas ADS, da Google ou Facebook, possibilitam inclusive o patrocínio destes vídeos, para obterem longo alcance, possibilitando o aumento de conversões, ou seja, mais clientes comprando seus produtos ou serviços.

Produzimos Seu Vídeo Institucional

Com a experiência de mais de 15 anos produzindo conteúdos audiovisuais, fizemos parte da mudança de trajetória de algumas empresas que apresentaram seus produtos ou serviços para seus clientes por meio desta solução (vídeo institucional). Os resultados foram diversos, desde aqueles que conheceram a dimensão da empresa como aqueles que confiaram mais na instituição e fecharam mais negócios. O vídeo cumprindo seu papel de comunicar o seu diferencial para seu cliente ideal.

Herbert Bastidas
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Abrir Chat
Em que posso ajudar?
Olá, Posso Te Ajudar?